Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Música Contemporânea

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


Quando ouvimos o nome Kurt Weill imediatamente pensamos nos musicais sensacionais que compôs nos anos1920 na Alemanha de Weimar, ao lado de Bertolt Brecht e também na Broadway, onde brilhou intensamente nos últimos quinze anos de vida – ele morreu em 1950, aos 50 anos.
Mas Weill também se aventurou no domínio sinfônico. Nos anos 20, ainda em Berlim, compôs sua primeira sinfonia e até uma sinfonia Sacra.
Sua parceria com Brecht desviou-o deste caminho. Só em 1933, quando, por causa da chegada de Hitler ao poder, teve de fugir para Paris, voltou a pensar em sinfonias. E escreveu uma segunda sinfonia, infelizmente hoje pouquíssimo tocada.
Mas de excelente escrita. Obra de um compositor maduro, solidamente estruturada.
Ela estreou em 1934 em Amsterdã em grande estilo, com a orquestra do Concertgebouw regida por Bruno Walter. Neste programa um recém-lançado álbum da Warner Classics com uma orquestra também holandesa, a Filarmônica de Roterdã, regida pelo jovem e ótimo maestro israelense Lahav Shani, de 33 anos.