Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Música Contemporânea

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


Erwin Schulhoff nasceu em Praga em 1894, desenvolveu toda a sua formação musical na Alemanha.
Chegou a ter algumas aulas com Claude Debussy em 1913. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi capturado pelos nazistas na Checoslováquia.
Morreu por causa de uma tuberculose num campo de concentração na Bavária, em 18 de agosto de 1942.Schulhoff viveu com intensidade os feéricos anos culturais e artísticos da Alemanha de Weimar, entre 1918, ao término da Primeira Guerra Mundial, e a ascensão de Hitler ao poder em 1933.
Quinze anos em que brilharam talentos como o de Kurt Weill, Hanns Eisler e Brecht no teatro musical; em que a música e os compositores clássicos namoraram com o jazz e as músicas populares.
O seu primeiro concerto para piano e orquestra foi composto em 1923 e catalogado como seu opus 11. Ele estava com 29 anos.
Sabia tudo de música clássica e também namorava abertamente com o jazz.
Você vai sentir este halo em alguns momentos deste concerto, construído em três movimentos.