Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Johann Sebastian Bach

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


No programa de hoje e nos três próximos, vamos ouvir um dos mais interessantes projetos recentes com obras inéditas encomendadas a compositores atuais.

No caso, vão ficar juntos & misturados os conhecidíssimos seis concertos de brandenburgo de Johann Sebastian Bach com música nova composta especialmente para o projeto.

O projeto nasceu em 2001, portanto, há 21 anos, em Estocolmo, capitaneado por Thomas Dausgaard, maestro titular da Orquestra de Câmara Sueca.

A ideia-guia que orientou Dausgaard foi a seguinte: Para (re-) descobrir as qualidades especiais que os Brandenburgo podem nos inspirar hoje, eles encomendaram a seis compositores contemporâneos uma peça inédita para complementar cada um dos concertos.

Dezessete anos depois, em 2018, o projeto foi apresentado pela primeira vez no famoso Festival de verão londrino BBC Proms.

O álbum triplo foi lançado no ano passado, 2021. O resultado é tão instigante e inteligente, que decidi mostrá-lo para vocês aqui.

É uma oportunidade única de compartilhar com seis compositores atuais, que praticam estilos muito diferentes entre si, conversando com Bach.