Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
O programa de hoje é dedicado a obras do compositor norte-americano John Adams, de 75 anos.
O maestro estoniano Paavo Järvi e a Orquestra Tonhalle de Zurique dedicaram um álbum inteiro a suas obras sinfônicas. Começamos com “Slonimsky's Earbox”, de 1995, uma peça em que ele experimentou uma mudança estrutural em sua postura como compositor. A obra nasceu por encomenda de duas orquestras: a Hallé Orchestra em Manchester, Inglaterra e a Oregon Symphony em Portland, Oregon. Segundo suas próprias palavras, “ela parece, em retrospecto, ter apontado para uma integração bem-sucedida das técnicas minimalistas mais antigas (motivos repetitivos, pulso de fundo constante e áreas harmônicas estáveis) à linguagem mais complexa e mais ativamente contrapontística”. O modelo, diz Adams, foi calcado nos primeiros momentos explosivos do poema sinfônico A canção do Rouxinol,de Stravinsky”. Ele ficou atraído pela forma com que a orquestra de Stravinsky explode em uma brilhante erupção de cores, formas e sons. E o uso de escalas modais por Stravinsky, uma prática sem dúvida influenciada por suas raízes russas, mas que ele abandonou logo depois. “Há muito tempo penso que os russos – não apenas Stravinsky, mas compositores como Scriabin e Tcherepnin – haviam começado algo muito importante no uso de escalas e harmonias modais, uma direção que infelizmente foi dominada por práticas mais prestigiosas como o neoclassicismo e o serialismo.
Vale a pena ouvir as explicações de Adams.
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