Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Música Contemporânea

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


A sinfonietta está para a sinfonia assim como sonatina para uma sonata: ou seja, é uma obra orquestral mais curta e para efetivo instrumental reduzido.
Como gênero, o termo surgiu tardiamente. A primeira sinfonieta conhecida é do compositor suíço Joachim Raff. Data de 1874, e foi composta em fá maior.
Foi seu opus 188 e prevê dez instrumentos de sopros.
Pode-se dizer que no século 20 ela floresceu bastante, com criações de Max Reger, Janacek, Paul Hindemith e Peter Mas]Xwell Davies, entre outros.
As mais conhecidas, tocadas e gravadas, entretanto, são assinadas pelo francês Francis Poulenc, pelo inglês Benjamin Britten e pelo russo Sergei Prokofiev,
São justamente estas três sinfoniettas que compõem o cardápio que propõe a Sinfonia Lahti, excelente orquestra finlandesa num delicioso álbum lançado
em outubro de 2022, portanto recentíssimo.
Começamos ouvindo a Sinfonietta de Poulenc. É sua única obra sinfônica. Ele escolheu o diminutivo, sinfonieta, porque queria mais divertir-se e
divertir nossos ouvidos do que encarar um desafio intelectual mais rigoroso, escreve Philip Borg-Wheeler no texto do encarte do álbum da BIS.
A obra nasceu em 1947 como encomenda da BBC britânica, para marcar o primeiro aniversário do terceira emissora de rádio da organização.