Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
O que me levou a ouvir com atenção o álbum que vamos compartilhar hoje foi uma declaração conjunta dos integrantes do quarteto holandês Dudok.
Eles dizem mais ou menos o seguinte; “Como um quarteto de cordas do século 21, estamos em busca do significado da música que tocamos. Nosso objetivo é transmitir a imagem que emana da música da forma mais autêntica.
Como uma espécie de menestrel que transcende o tempo, o Quarteto está continuamente procurando as melhores maneiras de refletir sobre a música do passado, atribuindo-lhe um novo significado e para um público contemporâneo”.
Eles usam o verbo refletir, porque parecem estabelecer um jogo de espelhos musical.
Assim, seu mais recente álbum, justamente intitulado Reflections, eles colocam, lado a lado, uma mulher e um homem que comungaram dos mesmos sentimentos. Ou seja, ambos sofreram repressão forte durante praticamente toda a vida, mas não saíram dos países que nasceram:
Dmitri Shostakovich na Rússia em 1906, União Soviética a partir de 1917, e até sua morte, em 1975. E a polonesa Grazyna Bacewicz, nascida em 1909 e morta em 1969.
Ele duramente perseguido pelo estalinismo; ela duplamente perseguida, pelo regime comunista e sobretudo por ser mulher.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS