Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet György Ligeti

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


Exatamente um século atrás, no dia 28 de maio de 1923, nascia na Hungria György Sàndor Ligeti. E, sem dúvida, um dos poucos compositores do século 20 que consultam ouvidos para além do público específico de música contemporânea.

Foi beneficiado pela inclusão do “Requiem” (1963) refinadamente alternado com “Atmosphères” (1961) e “Lux Aeterna (1966) na trilha sonora de um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, “2001, uma odisseia no espaço” (1968), de Stanley Kubrick.

Jamais conviveu bem com o regime comunista. Detestava rezar por esta ou aquela cartilha. Preferia exercer sua plena liberdade.

Por isso, decidiu abandonar seu país – confessou que tinha medo de as autoridades lhe encomendarem uma peça para bajular o regime.

As Seis Bagatellas para quinteto de sopros, por exemplo, que você vai ouvir, têm uma história curiosa: ele ensinou composição no Escola de Música de Budapeste entre 1950 e 1956.

Como não se dava bem com as ditas autoridades comunistas, seu ciclo Musica Ricercata para piano permaneceu inédito: se tivesse sido executado em público, com certeza seria execrado por ser experimental demais, influenciado por Bartok e Stravinsky.

A gravação que você vai ouvir é recente, conta com músicos da Orquestra Les Siècles, idealizada e comandada por François Xavier-Roth.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva