Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Frederic Rzewski

Ouça o programa completo:



No programa de hoje você vai conhecer as derradeiras obras para piano do notável compositor norte-americano Frederic Rzewski, escritas entre 2008 e 2016. Ele morreu aos 83 anos em plena covid, em junho de 2021. Ao contrário das obras de cunho político, como as variações “O Povo Unidos jamais será vencido”, seu último período pode ser qualificado como mais lírico, introspectivo, do que produto do ativista político de esquerda que ele sempre foi. 

Os títulos das peças para piano solo falam por si: Sonhos, Noites de Inverno e Santos e Pecadores. Mesmo as “Canções de Guerra” estão longe da quebradeira dos anos 1970. Rzewski elogiou bastante Bobby Mitchell, o pianista deste álbum recém-lançado pela Naxos precioso porque só traz primeiras gravações mundiais. Resolvi começar com duas peças de 2014, do ciclo “Dreams”, ou “Sonhos”: “Ruins”, ou Ruínas e “Wake up”, Acordar. A criatividade de Mitchell entra em ação quando ele aproveita a opção dada pelo compositor ao intérprete de improvisar uma cadência sobre um acorde sustentado pelo pedal de sustentação.