Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução "Jazz” de Sergey akhunov

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:  


No programa desta semana, você vai conhecer Sergey Akhunov, compositor ucraniano de 56 anos. Vocês se lembram dos quadros de uma exposição, que Mussorgsky compôs depois de percorrer uma exposição do pintor Viktor Hartmann, em 1873?

Pois Akhunov compôs as 15 peças para violino e piano depois de ir a uma exposição de “Jazz” do pintor francês Henri Matisse, em 2019, em Moscou. Mas antes de ouvirmos juntos este ciclo, vamos saber um pouco sobre esta obra de Matisse que nasceu em 1869 e morreu em 1954.

Preso a uma cadeira de rodas ou à cama de 1943 em diante, lia muita poesia de manhã, diariamente, antes de pintar. Naquele momento, faziam muito sucesso os chamados “livres d’artiste”. livros de artista. Eram os chamados “livros de flores, inspirados na tradição dos manuscritos medievais.

Rostos, partes do corpo, amantes, frutas e flores em arabescos. Detalhe: Matisse esbanjava seu extraordinário senso de cor. Em Jazz, as imagens têm cores brilhantes, imagens que rodopiam no ar.

Ele chama seu trabalho de “pintar com tesouras” e declara: “Só o que criei depois da minha doença constitui meu eu real: livre, liberto”. Fui obrigado a permanecer quase sempre na cama por causa de minha saúde, “.

O ciclo “Jazz” de Sergey Akhunov, cuja primeira gravação mundial acaba de sair. O compositor ucraniano mergulha em fontes como a música antiga e o sistema pitagoreano de correspondências entre números e sons. O primeiro instrumento de Akhunov foi o oboé, que estudou no Conservatório de Kiev, hoje Conservatório Ucraniano Nacional Tchaikovsky.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva