Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje vamos completar a audição dos três concertos para piano e orquestra de Béla Bartók com Pierre-Laurent Aimard e a Orquestra de San Francisco regida por Esa Pekka Salonen.
O álbum da Pentatone foi lançado mês passado e é desde já um marco na gravação destes concertos. O primeiro concerto, de 1927, é um himalaia de dificuldades técnicas para o pianista e também para a orquestra.
Nele o piano percussivo é a espinha dorsal de uma linguagem essencialmente rítmica e dissonante. No segundo, de 1931, Bartók quis e conseguiu atingir públicos mais amplos, com uma obra mais sedutora – é, sem dúvida, uma de suas criações mais bem-sucedidas ao unir qualidade musical com capacidade para atingir todo tipo de ouvidos.
O terceiro tem endereço específico já muito doente do câncer que o matou em 1945, Bartók o compôs especialmente para sua mulher e também pianista Guitta, uma maneira de ela sustentar-se interpretando-o mundo afora, no entanto, ela demorou muito a tocá-lo, porque a obra lhe trazia lembranças trágicas dos dias finais do marido.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
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