Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje vamos conhecer a obra da compositora francesa Mel Bonis. Ela nasceu em Paris em 1858 e morreu em 1937, aos 79 anos. Estudou no Conservatório de Paris ao lado de Debussy e Gabriel Pierné, e teve aulas com César Franck.
Para vocês terem uma ideia do preconceito que reinava no meio musical em relação às mulheres, em 1901, ao escutar pela primeira vez o Quarteto de Piano e cordas de Bonis, Saint-Saëns declarou o seguinte: 'Nunca imaginei que uma mulher pudesse escrever tal música!'.
O recalque foi tamanho que apenas nos últimos anos sua obra voltou ser tocada – timidamente, é verdade – nas salas de concerto. Gravações recentes também dão conta e alardeiam a descoberta tardia.
Melanie Helene Bonis, conhecida pelo pseudônimo artístico Mel Bonis rezava pela cartilha romântica vigente nos últimos anos do século 19 e nas primeiras décadas do século 20 na França.
Sua obra imponente contabiliza mais de 300 peças, entre música para piano, música de câmara em diversos formatos, peças para órgão, Lieder, música coral, missa e obras para orquestra.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Belarmino
REDES SOCIAIS