Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Kirill Gerstein e a Música em tempo de Guerra.

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


João Marcos Coelho termina a apresentação do álbum recém lançado “Música em tempo de Guerra”, do pianista russo Kirill Gerstein. Para o jornalista, trata-se de assunto adequado aos dias que vivemos, mas ele evoca as guerras de pouco mais de um século atrás: “o genocídio armênio, tocando peças de Komitas; e a primeira guerra mundial, eventos simultâneos, mostrando o que Debussy compôs naqueles anos”. O armênio e o francês foram amigos em Paris, e suas criações musicais têm o sofrimento como ponto comum que as une.

Kirill Gerstein nasceu em 1979 em Voronej, na Rússia, estudou jazz ainda criança ouvindo os discos dos pais, depois já nos estados Unidos, estudou na Berklee por indicação de Gary Burton, gigante do vibrafone jazzístico. Optou depois pela música clássica.

O álbum duplo do selo Myrios foi lançado, como Gerstein planejou, entre as datas de morte de Debussy, em 25 de março de 1918, e o Dia Memorial do Genocídio Armênio comemorado a cada dia 24 de abril, desde 1915, quando cerca de 1,5 milhão de armênios foram massacrados, mortos e/ou deportados.

Gerstein alterna peças de Debussy e de Komitas, tanto para piano solo quanto para piano e voz e para dois pianos.


Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha