Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
Neste programa o jornalista e crítico musical João Marcos, nos apresenta uma amostragem diversificada da obra do compositor baiano Lindembergue Cardoso. Vivo fosse, ele completaria hoje 85 anos, nasceu no interior da Bahia, em Livramento de Nossa Senhora, em 1939.
Com 16 anos, mudou-se para Salvador, músico popular e cartunista, mergulhou numa de suas paixões maiores, a música, ingressando na Universidade Federal da Bahia, que tinha nos anos 1950, Hanns Joachim Koellreutter, como diretor do departamento de música.
Foi um dos fundadores do Grupo de Compositores da Bahia. Naquela usina de música contemporânea, também brilhava como professor o compositor e inventor de instrumentos insólitos Walter Smetak, compôs cerca de 150 obras, em todos os gêneros e formatos, num período de 25 anos, pois morreu prematuramente aos 49 anos, em 1989.
Sua produção coral também é significativa em seu conjunto de obras, tanto no que diz respeito à quantidade de peças produzidas, quanto na relevância dessa produção para o repertório brasileiro. Ele regeu coros, compôs obras para coro a cappella, coro e instrumentos e escreveu arranjos.
Percebe-se nitidamente, ao conhecer sua evolução, que ele experimentou em todas as direções, para em sua última década conquistar uma voz própria, diferenciada, não abandonou a música mais experimental, mas mesclou-a com incursões no meio ambiente efervescente da cidade de Salvador.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS