Tributo a Ferruccio Busoni
28/07/2024 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
Quando soube da morte de Ferruccio Busoni, em 27 de julho de 1924, o escritor Stefan Zweig, escreveu as seguintes palavras no maior jornal vienense, a Neue Freie Presse: “A influência que Busoni teve na nossa geração, não apenas como pianista como a maioria das pessoas o considera, mas como teórico, professor, inovador, criador – em suma, como mestre no antigo sentido da palavra que uniu o homem e sua obra - talvez seja plenamente apreciada apenas pelas próximas gerações.” De fato, ele ainda espera a posteridade avaliar a exata dimensão de seu talento como compositor e pensador da música.
Nascido em Empoli, na Toscana, em 1º de abril de 1866, seu pai era um clarinetista e sua mãe pianista. Viveu os últimos 30 anos de sua vida em Berlim, ainda hoje, como previu Zweig quando ele morreu, em 1924, sua imagem pública é a de o maior pianista de seu tempo.
Enfatizamos até hoje sua qualidade como compositor e pensador da música no século 20, tudo nele convida a uma viagem de descobertas. Neste programa você vai conhecer as primeiras experiências de Busoni com criações orquestrais: a Suíte Sinfônica, que compôs em 1883, aos 17 anos, ainda estudante de música em Bolonha.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS