O violoncelo no século XX
04/08/2024 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa dessa semana, um álbum recém-lançado pelo selo suíço Claves faz uma diversificada viagem pelo repertório camerístico do violoncelo no século 20. O violinista Constantin Macherel, a violinista Anna Orlik e o pianista Frederic Bager nos convidam a conhecer melhor este repertório que pouco frequenta as salas de concerto.
Começamos nossa viagem com a sonata para violoncelo e piano do compositor russo Alfred Schnittke. A sonata é de 1978, é uma boa amostra do poliestilismo. O Largo meditativo inicial remete a uma sarabanda, dança barroca, que gira em torno do intervalo de terça maior que, ora vejam – é elemento fundamental da harmonia clássica sobre o qual se constroem os acordes, portanto, a sensação é de ouvirmos uma música tonal acessível.
O Presto é uma corrida inexorável. As terças ainda estão presentes, principalmente nas pontuações marteladas do piano, mas são submersas pelas colcheias incessantes que percorrem todo o movimento, que desemboca numa valsa fantasmagórica. Soa como um tributo a Shostakovich, que Schnittke considerava seu guru, o Largo final sintetiza os movimentos anteriores.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS