Vitezslava Kapralova, considerada hoje, a mais importante do século XX
18/08/2024 22h00
Ouça na íntegra o programa Música Contemporânea desta semana!
A compositora checa Vitezslava Kapralova nasceu em Brno, em 1915, e morreu, em 1940, com apenas 25 anos. Vaclav, pai dela, era compositor e a mãe atuava como professora de canto. Kapralova era uma criança prodígio, pois começou a compor aos 9 anos. Aos 15 anos, já estudava composição com Vilem Petrzelka, e regência com Zdenek Chalabala, no Conservatório de Brno.
Concluiu os estudos com Bilezslav Novak, em Praga. Em seguida, estudou na Ecole Normale, de Paris, com Charles Munch. Em 1938, estudou composição durante um ano com Bohuslav Martinu, compositor checo que naquele momento residia em Paris. Em 1940, com uma carreira consolidada como compositora, morreu prematuramente aos 25 anos.
Mesmo assim, sua produção é diversificada e expressiva, incluindo música para piano e canções, música de câmara para violoncelo e piano; violino e piano; flauta e piano; trio de sopros e quarteto de cordas. Além disso, o trabalho de Kapralova conta com uma obra para voz e quinteto de cordas, e dois coros para vozes femininas a cappella.
No Música Contemporânea desta semana, ouviremos a Sinfonietta Militar, opus 11, Partita para piano e orquestra, canção de Adeus para soprano e orquestra, Suite miniatura, opus 1, para piano, com Tomas Vrána e preludio de Natal.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Sandra Vasconcelos
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS