O prazer da música

Anner Bylsma

Anner Bylsma - um mestre do instrumento e do estilo barroco


09/07/2021 23h15

Ouça o programa O Prazer da Música completo aqui:


Anner Bylsma (1934 - 2019) O violoncelista holandês Anner Bylsma começou a estudar com seu pai recebendo suas primeiras lições. 

Aos 16 anos, matriculou-se no Conservatório Real de Haia para estudar com Carel van Leeuwen Boomkamp, ​​violoncelista principal da Orquestra Concertgebouw de Amsterdam. Foi Boomkamp quem o apresentou ao violoncelo barroco.

Em 1957, ganhou o Prêmio de Excelência da escola, depois de se tornar o violoncelista principal da Orquestra de Ópera da Holanda.

Em 1959, recebeu o primeiro prêmio no Concurso Pablo Casals, no México e mais tarde foi o violoncelista principal da Orquestra Royal Concertgebouw. Entre 1962 a 1968.

Bastante admirado por violoncelistas de todo mundo, em uma entrevista com Lindsay Kemp na edição da Gramophone de 1995, Bylsma disse: 'Um entrevistador uma vez me perguntou' O que é autêntico? ', E eu disse que é quando você ouve alguém tocar uma peça que você conhece extremamente bem e de repente parece ainda mais bonito do que era. Uma coisa deve ser verdadeira com relação a toda música, e é que ela está viva, que você é tirado de suas tristezas por ela. É disso que se trata.'

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h15min da noite e reapresentação aos sábados, 11h da manhã pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagiária em Produção: Denise Faveri

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF