O prazer da música

George Szell

Programa destaca a carreira do maestro, pianista e compositor George Szell


13/08/2021 23h15


Ouça o programa 'O Prazer da Música' completo aqui: 


George Szell foi um maestro, pianista e compositor nasceu em 7 de junho de 1897, na Hungria e faleceu em 30 de julho de 1970 em ClevelandOhio, EUA. Maestro, pianista e compositor americano construiu A Orquestra de Cleveland em uma orquestra americana importante durante sua longa gestão (1946–70) como diretor musical.

Uma criança prodígio no piano, Szell foi educado em Viena . Estreou-se como regente aos 16 anos com a Orquestra Sinfónica de Viena. Richard Strauss o nomeou para a equipe da Ópera Estatal de Berlim em 1915, e ele foi posteriormente contratado por casas de ópera em Praga , Darmstadt e Düsseldorf .

Foi o primeiro maestro da Ópera Estatal de Berlim do Teatro Alemão em Praga (1930-1937) e maestro da Orquestra Escocesa (1937-1939). Antes da Segunda Guerra Mundial, ele apareceu com orquestras em vários países, incluindo os Estados Unidos e a União Soviética .

Após a eclosão da guerra em 1939, Szell emigrou para os Estados Unidos, regendo em muitas cidades americanas. De 1942 a 1946 regeu no Metropolitan Opera de Nova York , e se naturalizou cidadão americano em 1946. Nesse mesmo ano, assumiu o cargo de diretor musical da Orquestra de Cleveland, permanecendo até sua morte em 1970.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Raquel Pazin

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF