Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Patricia Kopatchinskaya

Ouça o programa completo


A violinista Patricia Kopatchinskaya, de 42 anos, é uma artista rara. Ela nasceu na República socialista da Moldávia, hoje só Moldávia, em 1977. Mãe violinista e pai cimbalista – ambos integravam um grupo folclórico. Aos 6 ela começou a estudar violino. Aos 12, já em Viena, ela estudou violino e composição na Universidade local. Dos 21 aos 23 anos, estudou em Berna, na Suíça, onde vive até hoje. Há quatro anos, ela assinou um artigo para o jornal inglês The Guardian, que ficou famoso, onde diz o seguinte: “As peças convencionais poderiam ser tocadas apenas excepcionalmente. Já existem gravações suficientes delas. Quando alguém faz algo um pouco diferente, instala-se um acalorado debate”. Ela grava música contemporânea, e quando revisita o repertório convencional, nunca o faz de modo burocrático. Há sempre um diferencial, algo de novo.

Falei tudo isso para vocês verem um exemplo recentíssimo das ousadias de Patricia. Bem, ela juntou-se a outro músico genial fora da caixinha, o regente italiano Giovanni Antonini e seu divino grupo Il Giardino Armonico. Eles vêm realizando uma integral das sinfonias de Haydn extraordinária, incluindo em cada álbum – ele deve estar no quinto ou sexto – peças contemporâneas de Haydn que dialogam com sinfonias específicas do mesmo disco.

E com o os concertos para violino de Antonio Vivaldi, cujas gravações contam-se às centenas? Vocês não imaginam a diferença, por exemplo, da performance de Patricia e Antonini e o Giardino armonico em relação a excepcionais interpretações apenas convencionais, como por exemplo, a do ótimo violinista Fábio Biondi e seu grupo Europa Galante.

  1. Seleção Musical
  2. Antonio Vivaldi
  3. Concerto para violino RV 253 (presto)
  4. Patricia Kopatchinskaja (violino) e as orquestras:
  5. Europa Galente. Reg.: Fabio Biondo e Il Giardino Armonico. Reg.: Giovanni Antonini

  1. Concerto La Tempesta di Mare RV 253,
  2. Concerto para violino em sol menor RV 157

  1. Aureliano Cattaneo
  2. Lazzo parlante, e Estroso

  1. Antonio Vivaldi
  2. Concerto para violino em sol menor RV 157,
  3. Concerto para quatro violinos RV 550
  4. Concerto para violino em ré maior RV 208
  5. Patricia Kopatchinskaja (violino) e Il Giardino Armonico. Reg.: Giovanni Antonini

Veja também: O mal recebido disco de Bill Evans Trio

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.