Na manhã desta sexta-feira (20), a empresa de importação e distribuição de drones Gohobby realizou o primeiro voo experimental de um "carro voador" no Brasil na cidade de Quadra, no interior de São Paulo. Adriano Buzaid, CEO da empresa, pilotou a aeronave com o comandante Jeovan Alencar.
Leia mais: Justiça Militar absolve policiais que amarraram homem negro suspeito de furto
No início do mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu à empresa o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), permitindo o teste da aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical, conhecida como eVTOL 216-S da chinesa EHang. A sigla "eVTOL" significa "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical" em inglês.
O EHang 216-S é uma aeronave não tripulada com capacidade de carga de até 620 kg e que pode atingir velocidade de 130 km/h. Com 5,73 metros de largura e 1,93 metros de altura, o veículo se destaca pela facilidade de pouso e decolagem, que pode ocorrer em locais simples como helipontos em condomínios ou edifícios, sem a necessidade de infraestruturas complexas, como aeroportos.
Leia também: Polícia Federal vai investigar quem usou o X de forma ilegal durante bloqueio
REDES SOCIAIS