Ouça o programa completo
Em 2015, o trompetista inglês Jonathan Freeman-Attwood, professor na Royal Academy of music de Londres, gravou a suíte de balé pulcinella de Igor Stravinsky e Gli Ucelli, os pássaros, suíte orquestral do italiano Otorino Respighi, em arranjos para trompete e piano. O albúm, intitulado the neoclassic trumpet, era uma aventura extraordinária – e bem-sucedida.
Cinco anos depois, ele volta à carga no recém-lançado álbum ‘Richard Strauss e o trompete vienense”. Ao lado de Chyang Wong, ele interpreta transcrições e arranjos de peças de Fux, Beethoven, Schubert, Mahler, Bruckn er, Webern e Zemlinsky. Mas a maior ousadia é, claramente, a construção, a partir de movimentos de outras obras, de uma sonata para trompete e piano que Richard Strauss nunca escreveu. Isso é que é levar ao pé da letra as reflexões do pianista e compositor italiano Ferruccio Busoni, que viveu entre 1866 e 1924.
A sonata para trompete e piano “after Richard Strauss” pega sem cerimônia material variado de outras obras do autor de Salomé e Til Eulenspiegel. O primeiro movimento da sonata para violino e piano opus 18, por exemplo; e outros trechos da mesma obra, sempre com bastante liberdade. Digam o que quiserem os puristas, torçam seus narizes como bem desejarem, mas Jonathan é um grande músico. E esta sonata after Richard Strauss é de fato muito interessante.
- Seleção Musical
- Richard Strauss
- Sonata para trompete e piano Richard Strauss.
- Chyang Wong (piano)
- Franz Schubert
- Sonata em sol menor D. 408
- Ludwig van Beethoven
- 7 variações sobre God save the King
- Gustave Mahler
- Canções des knaben wunderwhorn
- Anton Bruckner
- Ave Maria
- Jonathan Freeman-Atwood ( trompete) e Chyang Wong (piano)
O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS