Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Erwin Schulhoff

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Erwin Schulhoff nasceu em Praga em 1894, desenvolveu toda a sua formação musical na Alemanha e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi capturado pelos nazistas na Checoslováquia.

Morreu por causa de uma tuberculose num campo de concentração na Bavária, em 18 de agosto de 1942.

Neste programa vamos conhecer um pouco de sua produção digamos dançante, mais ou menos ligada ao jazz, na época chamado de hot jazz: para vocês terem uma ideia de como o jazz era bem recebido na Europa durante os anos 20, sobretudo na Alemanha, fiquem sabendo que em 1927 foi publicado em alemão um dicionário das palavras estrangeiras do jazz. E no ano seguinte, Nermjard Sekles abriu uma classe de jazz no Conservatório de Frankfurt.

Naquele mesmo ano, o musicólogo alemão Stuckenschmidt escrevia na revista de música melos o seguinte: “A influência do jazz, indireta e também diretamente, é tão grande que se pode afirmar que 90% da música nova é impensável sem ele”.