Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação Ronald Bianchi




As instituições culturais foram um dos segmentos mais atingidos pela pandemia de Covid-19. O setor foi um dos primeiros a parar quando o coronavírus chegou ao Brasil, e deve ser um dos últimos a voltar plenamente.

Uma pesquisa realizada entre julho e setembro de 2020 em todo o país mostrou que as artes cênicas foram o setor mais afetado, com perda total de receita para 63% dos profissionais. Ainda segundo a pesquisa, nesse setor, a maioria dos artistas que atuam na area de circo (77%), em casas de espetáculo (73%) e no teatro (70%) perderam a totalidade de suas receitas entre maio e julho.

A pesquisa contou com o apoio da UNESCO no Brasil, do SESC, da USP, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e de 13 Secretarias Estaduais de Cultura.

Para falar sobre essa realidade e sobre como superar os desafios impostos pela pandemia, o 'Oito em Ponto' conversou com Ronaldo Bianchi, professor, bacharel em Administração Pública pela FGV, Mestre em Administração pela PUC-SP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Conselheiro Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Ele ministra a partir do dia 12 de julho o curso virtual "Gestão de Entidades Culturais", pela plataforma culturaemercado.com.br

"Não existe civilização sem cultura; cultura é um retrato da civilização", diz Bianchi. "Na esfera federal, o governo Bolsonaro tem destruído as pontes para a cultura, dificultado todos os financiamentos públicos. Ele não acelera os processos de financiamento cultural via Lei Rouanet. Pelo contrário, ele engaveta", avalia o professor.

Para Ronaldo Bianchi, os profissionais do setor da cultura precisam se capacitar para enfrentar as dificuldades da área. "Se nós tivéssemos mais gente preparada, nós teríamos menos evasão de dinheiro, mais segurança pública. Nós temos que preparar gente, volume de pessoas, para poder administrar cada vez melhor as entidades culturais", disse o professor. Confira a entrevista completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​