Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Daniela Lima

Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia apontou que metade da população brasileira se automedica pelo menos uma vez por mês. De acordo com o estudo, as mulheres representam a maior porcentagem deste dado. Para entender os riscos do uso indevido de remédios não receitados por um profissional da saúde, Sergei Cobra recebeu no Oito em Ponto desta quarta-feira (01), a médica geriatra Daniela Lima.

Segundo Daniela, ninguém vai ao médico na primeira dor ou com uma gripe leve. Ela conta que existe um grande questionamento da área medica relacionado a propaganda de remédios, que diminui a busca dos profissionais de saúde pelos seus pacientes. “Eu acho sim que isso pode incentivar a automedicação”.

Sobre as consequências de se automedicar, a geriatra diz que pode haver efeitos colaterais leves, como também, mais graves. O uso de calmantes em idosos expõe a alterações na memória, além de outros problemas. “Qualquer produto que já tem medicação, tem efeito colateral”

A médica finaliza dizendo que é necessário ter uma lista de remédios que já foi discutida previamente entre médico e paciente e com qual frequência eles devem ser usados.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão do profissional habilitado Daniel Vidal - MTB: 19320/MG