Nesta quarta-feira (01), a cidade de São Paulo registrou o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Para entender o que se sabe da nova mutação e os riscos de transmissão, no Oito em Ponto desta quinta-feira (02), Sergei Cobra conversou com a infectologista Raquel Muarrek.
Segundo Raquel, a sensação de incômodo na garganta, cansaço progressivo e um pouco de febre, assim como as outras mutações, são alguns dos sintomas que se sabe até o momento da nova variante Ômicron.
“O vírus quer se desenvolver, ele precisa sobreviver, com isso ele sobrevive através das mutações”, afirma a infectologista. Raquel destaca que as vacinas existentes precisarão se a adaptar para poder imunizar contra as novas variantes. "É certeza que as vacinas terão que se adaptar".
A infectologista ainda diz que países que não tenham a vacina ou possuem baixa taxa de vacinação acabam contaminando mais a população onde se ocasionam as novas mutações do coronavírus. “Isso acontece em países menos vacinados”.
A infectologista termina fazendo o pedido que todos façam uso da vacina.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS