Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash Aplicativo Telegram

No Oito em Ponto desta quinta-feira (24), Sergei Cobra conversou com o pesquisador da FGV Direito SP, Guilherme Klafke, que falou sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal nas plataformas digitais em preparação para as eleições de 2022.

Citando o caso do bloqueio do Telegram pelo ministro Alexandre de Moraes, Klafke conta que a plataforma nasceu com o objetivo de ser um meio de comunicação livre de vínculos com governos e organizações. Embora a boa iniciativa da empresa colabore para manter o relacionamento entre pessoas em países opressores, o pesquisador diz que isso também abre uma brecha para que o aplicativo seja usado para o mal.

Sobre os investimentos na segurança do Telegram, Klafke explica que a plataforma se comprometeu a fazer grandes gastos para reforçar a segurança. Um deles está na contratação de pessoas que identifiquem conteúdos proibidos, além de treinar robôs na identificação de conversas que não estão de acordo com as regras da plataforma.

Ele ainda aponta que o grupo que mais sofre com as fake news em período de eleição são os inocentes. Reféns de receber conteúdos falsos feitos por um grupo de pessoas que têm o objetivo de compartilhar desinformação.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP