Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet Paulo Dutra

No Oito em Ponto desta quarta-feira (30), Sergei Cobra conversou com o economista e Coordenador do curso de ciências econômicas da FAAP, Paulo Dutra, para falar sobre a valorização do real e sua relação com queda do dólar no Brasil.

Segundo o economista, a diminuição da quantidade dos dólares usados em outros países é vista como algo comum. Ele explica que a redução está relacionada com algumas sanções externas impostas ao comércio mundial. No caso da Rússia foi a retirada do país do swift, que é o sistema de transação internacional, feita pelos bancos comerciais e tendo como sua principal moeda o dólar. “Isso acende uma luz para todos os países [...] porque o controle disso é basicamente feito pelos Estados Unidos.”

Questionado se a queda do dólar está relacionada com a inflação, Dutra conta que, no caso do Brasil, o Banco Central brasileiro fez uma política de contenção da taxa da inflação, aumentando a taxa real de juros do país. Ele avalia que esse aumento é positivo para o Brasil, pois ajuda a atrair investidores internacionais para a compra do Real, e também para a aplicação desse valor em títulos da dívida pública brasileira.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Gabriela Reis