Afegãos que fogem do regime radical do Talibã continuam acampados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e esperam ajuda do governo brasileiro.
Desde que o poder federal publicou portaria estabelecendo a concessão de visto temporário a afegãos, para fins de acolhida humanitária, o Brasil passou a ser um dos principais destinos. Mesmo com a promessa de apoio, de acordo com a prefeitura de Guarulhos, mais de 180 pessoas ainda não receberam auxílio e seguem à espera de acolhimento.
Em entrevista ao “8 em Ponto” desta quarta-feira (16), Sergei Cobra conversou com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Guarulhos, Abner Vidal, que lançou um manifesto do Projeto Humanitas, em busca de denunciar a situação e auxiliar legalmente esses refugiados.
Segundo o advogado, para ajudar os refugiados é preciso que os governos estaduais e federais dialoguem sobre o caso, agindo juntos para coordenar o ingresso dessas pessoas no país. “Essas pessoas estão em uma situação muito delicada, elas estão vulneráveis no aeroporto”, afirma.
"O programa "8 em Ponto" vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
REDES SOCIAIS