Ouça a entrevista completa:
A COP27 é um dos temas mais falados nas últimas duas semanas. Para saber de ações envolvendo o meio-ambiente e sustentabilidade pelo mundo afora, Sergei Cobra conversou nesta quinta-feira (17) com o doutor em Comunicação e Cultura pelo PROLAM-USP, jornalista e atual pesquisador da Universidade do Minho, em Portugal, o brasileiro Edson Capoano, investigador responsável pelo Projeto de pesquisa Escolha Verde.
De acordo com Capoano, entre outubro de 2021 e abril de 2022, foram coletados 21. 338 tweets de jovens adultos (18 a 25 anos) do Brasil, Moçambique e Portugal com base nas palavras-chave “mudanças climáticas”, para mapear o consumo de notícias ambientais e a forma de engajamento sobre o tema.
Em terras tupiniquins, a polarização político-ideológica predominou o debate no Twitter, aparecendo em destaque responsabilidades ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL), que suplantaram as questões ambientais em si: ”O jovem brasileiro nota que o tema ambiental, de mudanças climáticas é para se discutir com política. Está relacionado a decisões políticas”, declarou o investigador. Em Moçambique prevaleceram as questões territoriais e, na Europa, a justiça climática.
Outra conclusão do estudo é que o jovem em geral se relaciona muito com temática ambiental quando esta se refere ao dano ao meio ambiente, justiça e responsabilização. “O jovem gosta de saber o que ele pode fazer para contribuir”, concluiu. Entre outros livros, Edson Capoano é autor de A natureza na TV: o jornalismo ambiental de Globo Repórter (2015), da Editora Novas Edições Acadêmicas.
O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
REDES SOCIAIS