Ouça a entrevista completa:
Janeiro marca o mês de conscientização e tratamento da hanseníase e conquistou a alcunha de “Janeiro Roxo”. Nesta terça-feira (24), para falar sobre o tema, Sergei Cobra conversa com a médica dermatologista Thais Akemi, da clínica Adriana Vilarinho.
Antigamente, a doença era conhecida como lepra, mas, de acordo com a especialista, os sintomas continuam os mesmos: “Na fase inicial, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas pelo corpo, com possibilidade de alguma dormência e falta de pelos na região”. A transmissão, ainda segundo Thais Akemi, é por via respiratória e por contato prolongado e próximo.
Dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil diagnosticou 15.155 novos casos de hanseníase em 2021. A condição tem cura e o tratamento é feito com antibióticos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP
REDES SOCIAIS