Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: reprodução
Foto: reprodução Carlos Tramontina

Ouça a entrevista completa: 


Baixo e magrinho, dono de uma voz suave e extremamente amigável. O perfil de Carlos Tramontina, de 66 anos, pouco lembra alguém com tamanha experiência e grandeza profissional. Os diversos cargos de chefia que ocupou durante a trajetória no jornalismo não lhe subiram à cabeça, e Tramontina mantém sempre o jeito calmo e alegre ao falar. Nesta edição comemorativa do aniversário de três anos do “8 em Ponto”, Sergei Cobra conversa com o responsável por eternizar o meme “seis e ônibus”.

O paulista da cidade interiorana de Adamantina foi pioneiro em uma ideia desafiadora: a de ancorar um telejornal, na íntegra, a bordo de um helicóptero. “Uma operação de alto risco técnico e, sobretudo, um negócio que a gente não fazia ideia se daria certo”, conta Tramontina. Ele conclui, animado pela lembrança: “No final, deu tudo certo e, hoje, isso faz parte da história”.

Nem tudo são flores, no entanto, e o jornalista opina ao ser questionado sobre episódios de violência e ataques a profissionais de imprensa nos últimos anos: “É um radicalismo das pessoas nestes tempos tão estranhos que a gente vive. De uma coisa pode ter certeza: quem age desse jeito com um jornalista, ou tem interesse político, ou financeiro. O jornalista cumpre um papel social e democrático. O caos não nos leva a lugar nenhum. Democracia acima de tudo!”.

Carlos Tramontina mantém o jeito irreverente e conta os bastidores de um dos memes mais conhecidos do Brasil, em que ele próprio é protagonista, o “seis e ônibus”. O jornalista diz que estava apressado e que faltavam 15 segundos para entrar no ar. Ele se lembra de ter visto rapidamente o texto que leria – que falava sobre uma greve de motoristas de ônibus em São Paulo – e de ter visto o horário, quase 18h11. “Quando o noticiário entrou ao vivo, me atrapalhei, misturei uma coisa com a outra e soltei um ‘seis e ônibus’. De uma hora para outra, todo mundo começou a zoar comigo e ninguém mais esqueceu. De repente, as pessoas me viam na rua e gritavam a frase. Virou uma brincadeira, e hoje eu adotei essa marca”, conta.

O programa “8 em Ponto”, com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.