Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação mascarão

Ouça o programa "Ópera em São Paulo - 150 anos de História" completo:


O Teatro Municipal ficou fechado por três anos desde suas últimas óperas em 1929 e nesse tempo um outro teatro privado recebeu as temporadas populares, o segundo Teatro Santana. Esse teatro ficava na Rua 24 de Maio, a poucos passos do Municipal. Nessa época que estamos visitando é que começam a ser formados os corpos estáveis nos três principais teatros do circuito sul-americano. No Colón de Buenos Aires, orquestra e coro surgem em 1928. No Rio de Janeiro, em 1931. Em São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal foi estruturada em 1939 e era sucessora de dois outros grupos que já existiam, o Centro Musical de São Paulo, fundado por Savino de Benedictis e a Sociedade de Concertos Sinfônicos de São Paulo, fundada por Armando Belardi. O Coro Lírico Municipal foi criado em 1939 na gestão do Prefeito Prestes Maia.

Em 1952 o Teatro Municipal é fechado para uma grande reforma em preparação às comemorações do Quarto Centenário de São Paulo.Nesse período, a cidade teve apenas algumas óperas isoladas apresentadas em palcos alternativos, especialmente no Teatro Colombo no Brás.

No próximo episódio, visitaremos as temporadas líricas que retornam ao Municipal, completamente modernizado, com muitos títulos inéditos e artistas de renome.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.