Ópera em São Paulo – 150 anos de História

Um momento de mudanças na história da ópera em São Paulo

Neste oitavo episódio de nosso percurso através da história da ópera em São Paulo chegamos, mais uma vez, a um momento de mudanças.


27/10/2021 22h00

Ouça o programa "Ópera em São Paulo - 150 anos de História" completo:


O Theatro Municipal foi fechado em 1952 para ser reformado para os festejos do Quarto Centenário da Cidade e ficamos sem temporada lírica oficial por três anos.

Desde a década de quarenta já se falava que o teatro estava degradado e reclamava-se das péssimas condições de visibilidade e de acústica.

A novidade depois da primeira grande reforma do Teatro Municipal é a chegada a São Paulo das óperas de Wolfgang Amadeus Mozart, que nunca haviam sido apresentadas na cidade.

Em três anos seguidos, completou-se a trilogia com libretos de Lorenzo Da Ponte: Don Giovanni, Le Nozze di Figaro e Così fan Tutte.

Também foram trazidas pelos empresários, óperas de autores como Telemann, Haendel, Pergolesi e Cimarosa, abrindo um pouco o leque do repertório em direção ao classicismo e ao barroco. Nessa época, foi apresentada pela primeira vez para nosso público a única opera escrita por Beethoven, Fidelio.

O programa a Ópera em São Paulo – 150 anos de História tem a apresentação de João Malatian e vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às quartas, 22 horas com reapresentações aos sábados às 14 horas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candidato à Câmara dos Deputados é preso pelo Ministério Público em Itatiaia (RJ)

Voos Low Cost: Companhia aérea JetSmart abre rotas entre Buenos Aires, Santiago e Rio de Janeiro

Maioria dos empresários querem reforma tributária, aponta pesquisa da CNI

Polícia encontra pacote suspeito na casa de juiz que investiga Cristina Kirchner por corrupção

Réu por morte de petista em aniversário será ouvido pela primeira vez nesta quinta (15)