Pergunte ao maestro

Os gestos com a batuta do maestro são universais?

Ouça as respostas dessa semana!


21/07/2025 14h00

Nesta edição do Pergunte ao Maestro, João Maurício Galindo respondeu às perguntas dos ouvintes. Ele explicou se os gestos do maestro com a batuta são universais, observando que há convenções geralmente reconhecidas, mas que cada regente desenvolve um estilo próprio, que pode ser ajustado de acordo com a orquestra e o país em que atua.

Comentou também a comparação entre Emil Waldteufel e Johann Strauss II, esclarecendo que, embora ambos sejam conhecidos por suas valsas, há diferenças marcantes em seus estilos e contextos históricos.

Outro tema abordado foi a contribuição do compositor Muzio Clementi. Galindo destacou que, apesar de sua fama por peças didáticas, Clementi também produziu obras de relevante valor artístico.

Galindo respondeu ainda à dúvida sobre um possível parentesco entre o pianista Arthur Rubinstein e o compositor Anton Rubinstein, explicando que não havia qualquer relação familiar entre os dois.

Por fim, abordou o significado da palavra “Granpartita”, presente no título de uma obra de Mozart, explicando que o termo costuma ser usado para designar peças de câmara extensas, especialmente para instrumentos de sopro.


Confira as respostas completas no resumo do Pergunte ao Maestro desta semana.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa proíbe venda de xaropes e suplementos alimentares

Preta Gil pediu para que velório acontecesse no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, diz portal

‘Um pouco de tudo, suficiente de nada’: a suplementação é para todo mundo?

Brasil não sairá da mesa de negociação com os EUA, diz Haddad

Vítimas que aderirem ao acordo do INSS até esta segunda (21) podem receber valor a partir de quinta (24)