Prokófiev 130: da Era de Prata aos Anos de Chumbo

Estreia domingo (09) a série Prokófiev 130 – Da Era de Prata aos Anos de Chumbo

Saiba mais sobre a novo programa!


06/05/2021 16h00

Muita gente começou sua educação musical ouvindo “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Serguei Prokófiev. Autor da mais aclamada partitura escrita especificamente para o público infantil, Prokófiev compôs prolificamente nos gêneros tradicionais, como o balé, a ópera, a sinfonia, o concerto, a sonata, o quarteto de cordas. Além disso, tornou-se um mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Prokófiev foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malévitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodtchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936, durante o terror stalinista.

Em homenagem aos seus 130 anos de nascimento (completados em 23 de abril), a série Prokófiev 130 – da era de prata aos anos de chumbo dará uma panorâmica da vida e da obra do compositor, trazendo algumas de suas próprias gravações como intérprete e destacando obras-primas consagradas, como a “Sinfonia Clássica”, “Romeu e Julieta”, “O Amor das Três Laranjas” e “Alexander Nevsky, entre muitas outras. Além, obviamente, de Pedro e o Lobo.

Estreia, domingo, 09 de maio de 2021, às 14h00
Roteiro e apresentação: Irineu Franco Perpétuo, Direção: Inez Medaglia

Ouça no 103,3 FM de São Paulo, no site ou no Aplicativo Cultura Digital!

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candidato à Câmara dos Deputados é preso pelo Ministério Público em Itatiaia (RJ)

Voos Low Cost: Companhia aérea JetSmart abre rotas entre Buenos Aires, Santiago e Rio de Janeiro

Maioria dos empresários querem reforma tributária, aponta pesquisa da CNI

Polícia encontra pacote suspeito na casa de juiz que investiga Cristina Kirchner por corrupção

Réu por morte de petista em aniversário será ouvido pela primeira vez nesta quinta (15)