Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Muita gente começou sua educação musical ouvindo “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Serguei Prokófiev. Autor da mais aclamada partitura escrita especificamente para o público infantil, Prokófiev compôs prolificamente nos gêneros tradicionais, como o balé, a ópera, a sinfonia, o concerto, a sonata, o quarteto de cordas. Além disso, tornou-se um mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Prokófiev foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malévitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodtchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936, durante o terror stalinista.

Em homenagem aos seus 130 anos de nascimento (completados em 23 de abril), a série Prokófiev 130 – da era de prata aos anos de chumbo dará uma panorâmica da vida e da obra do compositor, trazendo algumas de suas próprias gravações como intérprete e destacando obras-primas consagradas, como a “Sinfonia Clássica”, “Romeu e Julieta”, “O Amor das Três Laranjas” e “Alexander Nevsky, entre muitas outras. Além, obviamente, de Pedro e o Lobo.

Estreia, domingo, 09 de maio de 2021, às 14h00
Roteiro e apresentação: Irineu Franco Perpétuo, Direção: Inez Medaglia

Ouça no 103,3 FM de São Paulo, no site ou no Aplicativo Cultura Digital!