Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Cultura FM
Cultura FM 20221110123816_4.png

No nono episódio de Rota Latino-Americana, o maestro Victor Hugo Toro nos leva a cruzar a Ponte da Amizade para chegarmos ao Paraguai. Não Perca!


O caminho da música paraguaia começou nas missões jesuítas dos séculos XVI ao XVIII. Nessas missões os índios guaranis aprendiam não só a doutrina religiosa e ofícios como alvenaria, forja, trabalho em prata, etc. Eles também aprendiam a fabricar instrumentos musicais que depois utilizavam em apresentações e concertos. Pelo que se sabe através dos manuscritos, eles não faziam só instrumentos de cordas, que seria o mais tradicional, mas também instrumentos como trompas, fagotes, flautas e clarins.

A música do Paraguai se apoia fortemente em dois instrumentos: A harpa e o violão, instrumentos que foram trazidos da Espanha, mas desenvolveram uma linguagem e um estilo próprio no país. Cronologicamente, o primeiro compositor de música erudita no Paraguai que devemos mencionar foi Agustín pio Barros, nascido em 1884 e falecido em 1944,