No décimo episódio de Rota Latino-Americana, o maestro Victor Hugo Toro nos leva de volta à América Central, vamos para a Guatemala. Não Perca:
Pela grande importância que teve na colonização espanhola da América Central, Guatemala foi uma das primeiras regiões onde a música europeia foi introduzida, a partir de 1524, apenas pouco mais de 30 anos depois da chegada de Colombo à América.
Missionários e sacerdotes trouxeram ao novo continente um amplo repertório de cantos litúrgicos para as celebrações do ano católico. Nas igrejas e catedrais da Guatemala se cultivou em alto nível o canto gregoriano e o canto polifônico. Muitas das obras vocais compostas nessa época
estão escritas em espanhol, mas também em alguns dialetos africanos, italianos, franceses e ocasionalmente em línguas indígenas da região.
Assim, não é estranho que a Guatemala tivesse seus primeiros criadores próprios já no período renascentista e pré-clássico. Um dos maiores compositores dessa primeira época foi Rafael Antônio Castellanos. A sua formação musical foi com seu tio, Manuel José de Quirós, que era mestre de capela da Catedral da Cidade da Guatemala. Com ele Castellanos estudou violino, harpa e composição. Após a morte do seu tio ele foi nomeado novo mestre de capela da catedral, com as responsabilidades de compor e reger a música de todas as cerimônias do ano litúrgico e ensinar música ao coro da catedral.
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