Após uma maravilhosa viagem musical pela américa espanhola, o maestro Victor Hugo Toro nos traz de volta ao Brasil.
Em nossa série de programas, mencionamos várias vezes o fato de que todos os países latino-americanos
passaram mais ou menos pelo mesmo processo de estabelecimento de uma linguagem musical própria.
Primeiramente os países tiveram uma geração de compositores que se formaram na tradição europeia e
Escreveram em formas e sonoridades típicas da criação do velho continente, com pequenas
referências a cada país de origem (exemplo no Brasil: Carlos Gomes, Henrique Oswald e Francisco Braga,
depois uma geração que tomou temas, ritmos e sonoridades de cada região particular,
misturando essa bagagem pessoal com a tradição cultural do velho continente,
criando sonoridades novas, diferentes e interessantes (Alexandre Levy, Luciano Gallet e
Francisco Mignone), para chegar finalmente ao desenvolvimento de uma
linguagem pessoal, diferenciada e reconhecível como Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos
Habitualmente, na rota latino- americana fizemos uma viagem cronológica por estas diferentes
etapas em cada país, mas para fechar esta série e para o Brasil pensamos em fazer algo diferente disso,
escolhendo os momentos em que alguns compositores brasileiros olharam para
américa latina em suas criações.
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