Klaus Mäkelä rege Debussy, Stravinsky e Sibelius
Maestro finlandês à frente da Orquestra de Paris e a Filarmônica de Oslo
21/09/2024 18h00
Ouça a parte 1:
Ouça a parte 2:
Neste “Sala de Concerto”, o jovem regente finlandês Klaus Mäkelä está à frente da Orquestra de Paris e da Filarmônica de Oslo em gravações lançadas no mercado discográfico em 2024.
Mäkelä é o primeiro maestro a assinar um contrato com o selo Decca, desde Ricardo Chailly, nos anos 1970. Entre os projetos discográficos do maestro, está a integral dos Ballets Russes, com a Orquestra de Paris. Nesta audição, vamos ouvir “Petrushka”, de Igor Stravinsky, “Prélude à L´après-midi d´un Faune” e “Jeux”, de Claude Debussy.
Desde 2020, Makela é o maestro principal da Filarmônica de Oslo. No ano seguinte, tornou-se Diretor musical da Orquestra de Paris. Em 2024, o jovem regente finlandês foi nomeado como Maestro principal da Orquestra do Concertgebouw, de Amsterdam, e Diretor Musical da Sinfônica de Chicago – cargos e desafios que assume a partir da temporada 2027.
O programa também apresenta uma gravação do Concerto para violino em ré menor, op. 47, de Jean Sibelius, com a orquestra de Oslo. A solista é Janine Jansen.
REDES SOCIAIS