Ouça o programa completo:
Nesta audição dedicada a Bach, o pianista islandês Víkingur Ólafsson interpreta as Variações Goldberg. E o duo israelense-alemão Tal & Groethuysen, apresentam o Concerto de Brandenburgo n. 6 em arranjo para dois pianos.
Ólafsson aprendeu muito sobre a música de Bach através do processo de análise de partituras vocais e instrumentais para transcrevê-las para o piano. A gravação das “Variações Goldberg” se deu pela Deutche Grammophon em 2023. O projeto alimentado pelo pianista por 25 anos, foi aclamado com unanimidade. O jornal The New York Times o destacou como melhor álbum do ano. Pela gravação, a revista Gramophone indicou Ólafsson como melhor artista de 2023. O islandês tem apresentado as “Variações Goldberg” pelos quatro cantos do mundo.
A pianista israelense Yaara Tal e seu parceiro alemão Andreas Groethuysen são um duo de piano formado em 1985. O surpreendeu o público com sua gravação das “Variações Goldberg” em versão para dois pianos. As faixas escolhidas para a segunda parte deste programa são extraídas do álbum (lançado no final de agosto) com transcrições de peças de Bach para dois pianos. Nas palavras de Tal, “são obras em transcrições originais para dos pianos que foram injustamente esquecidas".
REDES SOCIAIS