Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Capas dos álbuns "Terceiro Sinal", "Eu sou mulher, eu sou feliz", "AmarElo" e "Mais Feliz"

Ouça o programa completo!



Cyro Pereira escreveu seu primeiro arranjo orquestral em 1947. Lecionou na UNICAMP, criou a Jazz Sinfônica, foi diretor de orquestra dos Festivais da TV Record, participou do programa “O fino da bossa”, de Elis Regina e Jair Rodrigues e, principalmente, trabalhou com música até o fim de sua vida, aos 81 anos, quando faleceu em São Paulo em 9 de junho de 2011. Pela sua importância na vida musical brasileira, foi biografado por Irineu Franco Perpétuo, foi tema de pesquisa de Luciana Sayure Shimabuco e é homenageado no CD “Terceiro Sinal”, do violista Newton Carneiro, que apresenta disco com obras do maestro, com registros do mesmo, como em “Fala maestro”. O programa traz ainda “Prelúdio e dança” e “A morte do jegue”, cuja título faz alusão à “Morte do cisne”, de Saint Saëns.

“Eu sou mulher, eu sou feliz” é título do trabalho de composição de Ana Costa e Zélia Duncan na voz de muitas convidadas. O disco procura diversificar os pontos de vista da condição da mulher na sociedade brasileira contemporânea. No repertório tem “Eu sou mulher, eu sou feliz”, na voz de Simone; “Nascer Mulher”, com Mônica Salmaso; “Deixa comigo”, na interpretação de Joyce Moreno; e “Não é não”, com Teresa Cristina e Marina Iris.

Leandro Roque de Oliveira nasceu em São Paulo em 1965. Vindo da periferia da zona norte, ficou conhecido como um bamba do hip-hop ao derrotar os adversários com suas rimas. Foi então que ficou conhecido como Emicida, considerado uma das maiores revelações do gênero do Brasil no início deste século. Lança o disco “AmarELO”. Traz músicas de sua autoria, entre elas “As pequenas alegrias da vida adulta”. Conta com muitas participações especiais. Em “Principia”, estão Fabiana Coza, Pastor Henrique Vieira e as Pastoras do Rosário. Em “Quem tem um amigo tem tudo”, a presença de Zeca Pagodinho.


Zeca Pagodinho também é tema desta edição. Solano Ribeiro focaliza o disco “Mais feliz” criado da maneira que o sambista de Irajá prefere, com simplicidade. Produzido pelo muito experiente Rildo Hora, conta com o bandolim de Hamilton de Holanda e o violão de 7 cordas de Yamandú Costa em “Apelo” (Baden Powell / Vinicius de Moraes); a participação de Teresa Cristina na versão de “O Sol nascerá” (Cartola); e se encarrega de sozinho do samba “Nuvens brancas de paz”, dele e Arlindo Cruz.


Cultura Brasil: Domingo, 06 de dezembro de 2020, às 18 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 07 de dezembro de 2020, às 17 horas.

Cultura FM: Domingo, 06 de dezembro de 2020, às 23 horas.

Apresentação: Solano Ribeiro

Direção: Eduardo Weber