- Ouça o Programa Completo:
“Jorge Peixinho constitui uma referência fundamental na música portuguesa da segunda metade do século 20. Talento precoce, viandante dos grandes centros da vanguarda do pós-guerra europeu, crítico, intérprete, pedagogo, organizador de inúmeros encontros e cultor de duradouras amizades, Jorge Peixinho demonstrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos”. Para o musicólogo Paulo de Assis, para além de sua atividade como compositor, Peixinho atuou como ensaísta e conferencista, revelando uma mente clara e penetrante, organizada e sistemática na maneira de abordar os assuntos, lúcida e certeira no diagnóstico da realidade envolvente, intransigente com a mediocridade, e reconhecedora do mérito sempre que patente.
Nestas improvisações da quarentena, a música de Peixinho é o assunto, com destaque para as peças: Red Sweet Tango, Sax Blue, Elegia para Amilcar Cabral e Villalbarosa. Programa transmitido originalmente em 15 de maio de 2021.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS