Ouça o Programa Completo:
Ele é um dos mais solicitados contrabaixistas em atividade. Seu modo de tocar já foi tema de dissertação em universidade. Aos 16, ele já “tocava um violãozinho de brincadeira”. Naquele tempo, um amigo do irmão, o convidou para ser baixista de uma banda de dixieland em São Paulo. Integrou o Grupo Um e a banda de Hermeto Pascoal, referências na cena experimental e seminais para a construção da escola da música instrumental brasileira.
Em Boston, nos Estados Unidos, estudou no Berklee College com John Neves, William Curtis, Herb Pomeroy, Ron Mclure, Gary Burton. Integrou a Academia de Danças, de Egberto Gismonti, com quem gravou e viajou pelo mundo (turnês pela Europa, Estados Unidos, América do Sul e Japão) por cerca de 20 anos. Acompanhou Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Dorival Caymmi, Luis Bacalov, Benny Carter, Ryuichi Sakamoto e Michel Legrand, apenas para citar alguns nomes.
Compositor e arranjador, ele se acha mais autoral como instrumentista. Natural de São Paulo, Zeca Assumpção acaba de voltar à cidade, após décadas vivendo no Rio de Janeiro. Nesta edição gravada em janeiro de 2020, Zeca trata de pontos importantes de sua carreira, além de apresentar gravações inéditas.
Programa transmitido originalmente em Janeiro de 2020.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS