Cubanismos e Bolerismos
Segundo programa do Ciclo de Canções Latinoamericanas
02/11/2024 23h59
Ouça o Programa Completo:
E se fundiram o calor da invenção rítmica do negro, os ares andaluzes, o boleros e versos de caráter cênico, a contradança francesa, para dar origem a novos corpos.
O escritor e musicólogo cubano Alejo Carpentier fala das origens da música urbana de baile em seu país. No princípio, estão o danzón e o son. “Graças ao son, a percussão afrocubana, confinada em barracões e periferias, revelou seus maravilhosos recursos expressivos, alcançando uma categoria de valor universal.
Seguimos com a série dedicada à canção latino-americana. A música de baile de Cuba é o ponto de partida. Sons e boleros ganham a indústria fonográfica e se espalham pelo mundo.
No programa, destaque para o Dúo de la Trova Cubana, o Sexteto Habanero, o Trio Matamoros, as cantoras Celia Criz, Olga Giollot, Lupita Palomera e Carmen Delia Dinipini, além do conjunto mais original da era do disco latino – o Trio Los Panchos.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS