Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Os violonistas Gabriele Leite e João Luiz

Ouça o programa completo:


Neste domingo, a Cultura FM apresenta o terceiro episódio de “Ubuntu – O negro no universo da música clássica”, série em quatro episódios em celebração ao mês da Consciência Negra.

Com participação dos violonistas João Luiz e Gabriele Leite, o programa discute a influência da música africana no violão que encontra ecos em danças como maracatu, congada e jongo, ou ainda em ritmos como o samba e o choro.

Gabriele Leite ressalta que “o violão é um instrumento percussivo, seja no dedilhar das cordas, seja pela vasta possibilidade de timbres ou até mesmo na combinatória dos ritmos de diferentes instrumentos de percussão, o que para mim é a cerne dos ritmos afro-brasileiros”. João Luiz também destaca o importante papel da percussão, “o grande legado africano na música brasileira para mim foi o advento da instrumentação, com esses instrumentos de percussão variados que a gente tem e como eles moldaram a rítmica e uma certa maneira de tocar com forte influência da dança”.

No repertório, música de Villa-Lobos com o violonista francês Raphaël Feuillâtre, João Luiz Rezende interpretando a “Valsa Choro no. 2” de Camargo Guarnieri e “Lua Branca” de Chiquinha Gonzaga, faixa de “Gunûncho”, o mais recente disco de Gabriele Leite, lançado no último dia 18.