Vanguarda e Tradição

Os autores europeus que influenciaram os jovens músicos modernistas

Alberto Nepomuceno comandou uma verdadeira renovação de repertório antes da Semana


13/02/2022 15h00

Ouça o programa completo:


O compositor cearense Alberto Nepomuceno foi, até a sua morte em 1920 – portanto às vésperas da eclosão do movimento modernista –, o principal músico brasileiro em atividade. Regente, compositor e professor do Instituto Nacional de Música, lutou pela institucionalização da prática musical e dos direitos dos músicos.

Nepomuceno era um regente respeitado que programava com regularidade a música de compositores brasileiros. Em 1908, ele organizou uma série de 26 concertos dentro da Exposição Nacional, evento que comemorava o centenário da Abertura dos Portos do Brasil. O exame das obras programadas revela, segundo o estudioso Avelino Romero Pereira, que Nepomuceno preparou uma “abertura dos ouvidos à música moderna”.

Os principais compositores europeus ouvidos em concerto nas primeiras décadas do século XX – como Debussy, Rimsky-Korsakov e Wagner – e que fizeram parte da formação da geração modernista, são o tema de nosso segundo programa.

Vanguarda e Tradição: a música da semana de 22, com apresentação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca, vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família