Vanguarda e Tradição

A música na Semana de 22: por que Villa-Lobos?

Havia outros jovens compositores em São Paulo e no Rio de Janeiro em 1922, mas Villa-Lobos atuou praticamente sozinho no evento


20/02/2022 15h00

Ouça o programa completo:


Em 1921, um jovem professor de música e ainda incipiente crítico musical começava seu artigo no Correio Musical Brasileiro com uma pergunta: Existe música brasileira? O ainda desconhecido escritor se chamava Mário de Andrade e, dentro de alguns meses, seu nome estaria no centro de um ruidoso festival de arte sediado no Theatro Municipal de São Paulo – e que ficaria conhecido como Semana de Arte Moderna. A menos de um ano do evento, Mário mostrava que já se ocupava de questões que o acompanhariam por toda a vida profissional.

Quais seriam os jovens compositores que, nas primeiras décadas do século XX, poderiam finalmente tocar o projeto de criação de uma música brasileira? Esse é o tema do terceiro programa, que aborda a obra de Glauco Velasquez, Heitor Villa-Lobos e Luciano Gallet.

Vanguarda e Tradição: a música da semana de 22, com apresentação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca, vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família