Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @bibliotecanacional.br
Reprodução/Instagram @bibliotecanacional.br

O Rio de Janeiro é uma das cidades de maior fluxo de turistas do Brasil. De acordo com um levantamento do TripAdvisor, site de avaliações de viagens, a cidade maravilhosa foi o 25º destino mais popular do mundo em 2022.

Cristo Redentor, estádio do Maracanã, Escadaria Selarón e as diversas opções de praias são os locais mais frequentados, mas a capital fluminense possui muitos outros pontos turísticos para visitar. Confira cinco deles:

Museu da República

O Palácio do Catete foi a residência oficial da presidência de 1897 a 1960, quando a capital nacional foi transferida do Rio para Brasília. Além de ser um exemplar da arquitetura neoclássica brasileira do final do século XIX, a construção abriga atualmente o Museu da República. 

Serviço:

Endereço: Rua do Catete, 153 - Catete;

Horário de funcionamento: jardim - aberto diariamente, das 8h às 18h; Palácio - de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h;

Entrada gratuita.

Parque Penhasco Dois Irmãos

Inaugurado em 1992, o parque é uma área natural de preservação da Mata Atlântica. Fica no bairro do Leblon e possui trilhas e seis mirantes, com vistas para as praias da Zona Sul do Rio, como a de Copacabana. Também abriga cinco esculturas do mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, doadas à cidade em 2002.

Serviço:

Endereço: Rua Aperana, S/N - Leblon;

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 6h às 17h;

Entrada gratuita.

Biblioteca Nacional

Considerada uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina pela UNESCO, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. Fundada em 1810, com a chegada da Família Real portuguesa no Rio de Janeiro, é também reconhecida por compor o conjunto arquitetônico do centro da cidade, ao lado do Museu Nacional de Belas Artes e do Teatro Municipal.

Veja imagens: Webstory: Cinco lugares fora do clichê no Rio de Janeiro

Serviço:

Endereço: Av. Rio Branco, 219 - Cinelândia

Horário de funcionamento: Salões de leitura e pesquisa - segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (mediante agendamento prévio); Visita orientada - segunda a sexta-feira, nos horários de 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Entrada gratuita.

Museu da Chácara do Céu

Este antigo casarão no bairro de Santa Teresa foi transformado em um museu de arte em 1972, integrando junto com o Museu do Açude os Museus Castro Maya. O terraço tem uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar e para a cidade. 

Serviço:

Endereço: R. Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa;

Horário de funcionamento: diariamente, exceto às terças-feiras, do 12h às 17h;

Entrada: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

Centro Cultural Justiça Federal

O edifício histórico já foi sede do Supremo Tribunal Federal, quando o Rio de Janeiro foi capital do Brasil. Desde 2001, o espaço é aberto ao público, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras.

Serviço:

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia;

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 19h;

Entrada gratuita.