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A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta terça-feira (4), que a empresa de vendas de pacotes turísticos Hurb antigo (Hotel Urbano) reembolse todos os clientes que assim desejarem em um prazo de até 48 horas.

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A liminar foi proferida pouco depois das 16h de ontem no âmbito de ações civis públicas movidas pelo Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) e pelo Ministério Público.

Caso a sentença não seja cumprida, a companhia deverá pagar multa de R$ 10 mil para cada infração.

Na decisão, o Juízo entendeu que diversos negócios não foram honrados pelo Hurb, que apresentou dificuldades para marcação de datas para viagens contratadas ou irregularidades em casos de solicitação de reembolso.

Relembre a crise do Hurb

O Hurb faz parte do mercado de compras de viagens online no Brasil desde 2011. A empresa oferecia pacotes de viagens promocionais pelo sistema de “datas flexíveis”, que significa que os destinos não possuem uma data fixa para serem realizados.

Para viabilizar as viagens, a empresa fazia uma aposta em preços baixos de passagens e hospedagens para vender pacotes com valores abaixo da média do mercado. A partir da compra, a empresa precisava garimpar os dias de voo e estadia mais baratos possíveis, por isso, sem data marcada.

A Hurb já havia sido notificada em 2022 sobre as denúncias recebidas e solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, as respostas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores.

A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações.

No primeiro semestre de 2023, aumentaram os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas com cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem.

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